quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Prazos e Normas

Prazos
A Secretaria Executiva do evento estará recebendo inscrições de resumos para apresentação nas categorias pôster e comunicação oral no período de 15 de setembro a 13 de outubro.
Os resumos selecionados serão divulgados no dia 21 de outubro e os textos finais dos trabalhos, que constarão nos anais do evento, devem ser encaminhados até o 30 de outubro. Tanto os alunos aprovados nas modalidades de pôster e de comunicação oral poderão ter seus textos integrais publicados.

Normas
Os alunos inscritos para apresentação receberão certificados como expositores e aqueles que se inscreverem, mas não apresentando trabalho, irão receber certificados como ouvintes, mediante  a presença mínima de 75% nas atividades do evento.
Os resumos para as modalidades de pôster e comunicação oral deverão ser encaminhados, até o dia 05 de outubro, para o e-mail do Fórum de Comunicação no qual se pleiteia a apresentação. Os e-mails estão disponíveis no link Fóruns de Comunicação.

Os resumos devem ser encaminhados no formato PDF; contendo entre 200 e 500 palavras; em espaço simples; fonte Times New Roman; tamanho 12; apresentando ao final, três a cinco palavras-chave. 

Ao encaminhar os resumos, o proponente deve fazê-lo de forma que os coordenadores dos fóruns consigam identificar tanto o autor, quanto o fórum pleiteado. Dessa maneira, os arquivos devem ser nomeados com a identificação do Fórum de Comunicação ao qual o trabalho se destina acompanhado do último sobrenome do autor (ou do primeiro autor, caso o trabalho seja em co-autoria) acompanhado da . 
Por exemplo: se você se chama Euclides da Cunha e o fórum pretendido for o de número 3, o arquivo deverá ser nomeado como FC3-CUNHA.

 1 - Pôster: O objetivo do pôster é apresentar o resultado de pesquisas – financiadas ou não por órgãos de fomento, como CNPq, FAPEMIG e IES – desenvolvidas por alunos dos cursos de ciências sociais e de pedagogia da UEMG, bem como alunos de outras instituições de ensino superior e de institutos federais de educação, em especial o IF-Sudeste/Barbacena.
Cada apresentação nesta modalidade terá o tempo de 5 minutos.

Estrutura para formatação do pôster

1 – Identificação: do curso, do trabalho, do(s) aluno(s) e do orientador.
2 – Objetivo da pesquisa.
3 – Questões de estudo.
4 – Abordagens metodológicas.
4 – Referenciais teóricos.

Observações: Detalhes para a formatação do pôster:
a) Tamanho do painel: 0,90m de largura por 1,00m de altura;
b) Fonte simples e de fácil leitura; o texto do painel deve ser legível a uma distância de pelo menos dois metros;
c) As informações devem estar organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente identificadas;
d) Na composição do painel sugere-se sejam empregadas combinações de cores que permitam um bom contraste (ex., preto sobre branco; verde sobre branco; azul sobre branco; vermelho sobre branco; branco sobre preto; branco sobre azul). Nunca utilizar: vermelho com verde ou vermelho com azul;
e) É permitida a utilização de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis, além do texto de comunicação;
f) Utilize todos os recursos disponíveis para que o painel desperte o interesse do público.

Comunicação Oral: O objetivo da comunicação oral é apresentar o resultado de pesquisas – financiadas ou não por órgãos de fomento, como CNPq, FAPEMIG e IES – desenvolvidas por alunos dos cursos de ciências sociais e pedagogia da UEMG, bem como alunos de outras instituições de ensino superior e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em especial o IF-Sudeste/Barbacena.

Cada apresentação nesta modalidade terá o tempo de 15 minutos. Após a exposição de todos os participantes haverá um debate a ser conduzido sob responsabilidade dos coordenadores de cada Fórum de Comunicação.

Formatação dos trabalhos completos:
1 – Formato do arquivo: os textos serão aceitos exclusivamente em arquivos eletrônicos, formato Word ou Writer (os arquivos serão formatados para a publicação dos anais do evento).

2 – Configuração das páginas e do corpo do texto:
a) Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 3 cm;
b) Fonte: Times New Roman, corpo 12;
c) Espaçamento entre linhas: 1,5;
d) Alinhamento: justificado;
e) As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor;
f) Número de páginas: recomenda-se textos entre 7 e 15 páginas, incluindo bibliografia, figuras, etc;
g) Os textos não deverão ter folha de rosto separada; todas as páginas terão número sequencial no canto inferior direito;
h) Ilustração, tabelas e gráficos: deverão aparecer no corpo do texto de forma legível e numerados;
i) As referências bibliográficas devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.

3 – Identificação do trabalho e do autor:
O trabalho deverá informar antes na parte superior antecedente ao texto:
a) Título do trabalho centralizado, com inserção de nota de rodapé após o título do trabalho contendo a informação: “Trabalho apresentado no Forum de Comunicação (identificar) da VII semana de Pesquisa e extensão e II semana de Ciências Sociais da UEMG/Barbacena."
b) Nome completo do(s) autor(es), sendo um por linha, com alinhamento pela margem direita, seguido de filiação institucional (SIGLA da Instituição/Estado ou Pais);
c) Resumo ou Abstract com máximo de 500 palavras;
d) Três a cinco palavras-chave.

4 – Disposições finais:

Uma vez submetidos, os trabalhos não poderão ser substituídos.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.